Check-list sobre documentos a serem apresentados ao Cartório referente aos Registros e Averbações.
Atenção: Os documentos listados nos check-lists são documentos básicos, havendo possibilidade de outros serem exigidos em virtude da análise do título apresentado.
Abertura de Matrícula
IMÓVEL URBANO:
Requerimento em nome do interessado, assinado e reconhecido firma, solicitando Abertura de Matrícula do Imóvel. Constar número do Lote, Quadra e Bairro.
Certidão de Inteiro Teor e Ônus atualizada.
IMÓVEL RURAL:
Requerimento em nome do interessado, assinado e reconhecido firma, solicitando abertura de matricula do imóvel, constar número do Lote, Quadra e Bairro.
Certidão de Inteiro teor e ônus atualizada.
Cadeia dominial até o título do estado.
Último CCIR com pagamento.
Certidão e Declaração do ITR.
Averbação de Alteração do Nome da rua Matrícula
Requerimento em 2 (duas) vias, com firma reconhecida pelo proprietário. Constar Número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro).
Documento Oficial – a Lei que alterou o nome da Rua.
Publicação da LEI.
Averbação de Benfeitoria
Requerimento assinado, com firma reconhecida pelo proprietário. Constar Número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro. (Se for Pessoa Jurídica apresentar documento de representação e certidão da junta.)
Habite-se (Original).
C.N.D.do INSS especifica para construção (Receita Federal).
ART do CREA ou CAU/BR
Documentação para Desmembramento
IMÓVEL URBANO:
Requerimento em 2 vias, em nome do proprietário com firma reconhecida, constar número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro.
Mapa da área desmembrada e da área remanescente.
Mapa de Origem.
Memorial Descritivo da Área Desmembrada e Remanescente.
ART do CREA com guia e comprovante de pagamento.
Espelho do último IPTU.
Aprovado pela PREFEITURA com validade de 180 dias.
IMÓVEL RURAL:
Requerimento em 2 (duas) vias, em nome do proprietário, com firma reconhecida, constar número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro.
Mapa da Área Desmembrada e da Área Remanescente.
Mapa de Origem.
Memorial Descritivo da Área Desmembrada e Remanescente.
ART do CREA com Guia e Comprovante de Pagamento.
Último CCIR com pagamento.
Certidão e declaração com recibo de entrega do ITR.
Documentação para Unificação
IMÓVEL URBANO:
Requerimento em 2 (duas) vias, em nome do proprietário com firma reconhecida. Constar número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro.
Mapa de Origem.
Mapa da Área Unificada.
Memorial Descritivo da Área Unificada.
ART do CREA com guia e Comprovante de Pagamento.
Espelho do último IPTU.
Aprovado pela Prefeitura com validade de 180 dias.
IMÓVEL RURAL:
Requerimento em 2 (duas) vias, em nome do proprietário, com firma reconhecida. Constar Número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro.
Mapa de Origem.
Mapa da Área Unificada.
Memorial Descritivo da Área Unificada.
ART do CREA com guia e comprovante de pagamento.
Último CCIR com pagamento.
Certidão e ultima declaração com recibo de entrega do ITR.
Documentação para Loteamento
REGISTRO DE LOTEAMENTO – ART. 18 LEI 6.766
Aprovado o projeto de loteamento ou de desmembramento, o loteador deverá submetê-lo ao registro imobiliário dentro de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de caducidade da aprovação, acompanhado dos seguintes documentos:
Requerimento solicitando registro do loteamento, constar nº da matricula, deve estar assinado e reconhecido firma pelo proprietário.
Cópia do contrato Social e Certidão Simplificada da Junta Comercial se o proprietário for Pessoa Jurídica.
Certidão de Débitos Relativos à Créditos Tributários Federais e a Dívida Ativa da União em nome do proprietário.
Histórico dos títulos de propriedade do imóvel, abrangendo os últimos 20 (vintes anos), acompanhados dos respectivos comprovantes (escritura/certidões).
Certidões de tributos federais (CCIR E ITR), estaduais e municipais (CND MUNICIPAL) incidentes sobre o imóvel;
Certidões de ações penais com respeito ao crime contra o patrimônio e contra a Administração Pública em nome do proprietário.
Certidão de protestos de títulos em nome do proprietário e todos os proprietários anteriores no período de 10 anos.
De ações pessoais e penais nome do proprietário e todos os proprietários anteriores no período de 10 anos (CÍVEIS E CRIMINAIS e – CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS E AÇÕES TRABALHISTAS EM NOME DO PROPRIETÁRIO).
Cópia do ato de aprovação do loteamento (Lei/Decreto).
Exemplar do contrato padrão de promessa de venda, ou de cessão ou de promessa de cessão, do qual constarão obrigatoriamente as indicações previstas no art. 26 desta Lei;
Mapa e memorial de cada lote.
Cópia autenticada da Licença Previa, Licença de Instalação e Parecer Técnico.
ART/CREA, pago ou com comprovante de pagamento.
Art. 19. Examinada a documentação e encontrada em ordem, o Oficial do Registro de Imóveis encaminhará comunicação à Prefeitura e fará publicar, em resumo e com pequeno desenho de localização da área, edital do pedido de registro em 3 (três) dias consecutivos, podendo este ser impugnado no prazo de 15 (quinze) dias contados da data da última publicação.
Todas as Certidões Devem ser Tiradas no Domicilio do Loteador e no do Registro.
Mídia Digital dos trabalhos técnicos.
OBS.: Se alguma das certidões restarem positivas, exigir inteiro teor de cada processo, acompanhado de justificativa, feita pelo loteador, os mesmos serão analisados, para saber se não impedem o registro. (LEI 6.766 – Art. 18, Item VII, § 2º: A existência de protestos, de ações pessoais ou de ações penais, exceto as referentes a crime contra o patrimônio e contra a administração, não impedirá o registro do loteamento se o requerente comprovar que esses protestos ou ações não poderão prejudicar os adquirentes dos lotes. Se o Oficial do Registro de Imóveis julgar insuficiente a comprovação feita, suscitará a dúvida perante o juiz competente).
Documentação para Georreferenciamento
Requerimento assinado e Reconhecido Firma pelo Proprietário.
Memorial descritivo com certificação do INCRA extraído do SIGEF.
Mapa extraído do SIGEF.
Mapa e memorial descritivo elaborados pelo responsável técnico assinado com firma reconhecida de acordo com as informações do mapa certificado pelo SIGEF.
ART com comprovante de quitação assinada pelo requerente e pelo responsável técnico.
Declaração dos confrontantes quanto ao reconhecimento de limites, com as firmas reconhecidas, contendo as coordenadas, azimutes e distancias a que se está anuindo.
Certidões que comprovam a cadeia dominial completa do imóvel.
Certidão de Legitimidade de Origem expedida pelo INTERMAT.
Último CCIR devidamente quitado.
Certidão negativa do ITR correspondente ao imóvel certificado.
Última declaração do ITR com recibo de entrega.
Cópia dos trabalhos técnicos em mídia digital (CD – Formato DWG).
Em caso de solicitação assinada por representação (PJ, procurador, etc.), anexar cópia dos documentos comprobatórios.
Laudo técnico para o Georreferenciamento.
Se o imóvel confrontar com Córrego ou Ribeirão apresentar: Declaração ou documento técnico que ateste que o mesmo é navegável e que faz limite com o imóvel, ou carta de confrontante devidamente assinada pelo proprietário do imóvel que faz confrontação além do curso d’água.
Quaisquer outras provas julgadas úteis.
Averbação de Casamento
Requerimento em 2 (duas) vias em nome do Proprietário, com firma reconhecida. Constar Número da Matrícula ou Lote, Quadra e Bairro
Cópia Autenticada da Certidão de Casamento.
Averbação de Endereço
Requerimento em nome do Proprietário com firma reconhecida , solicitando a averbação na matrícula do imóvel. Constar número da Matrícula ou Lote Quadra e Bairro.
Certidão Negativa de Débitos Municipais.
Espelho do Último IPTU.